The ONE Campaign!

03 abril, 2007

Assim foi um Clássico!

Como se trata de um clássico, existe muitas coisas para falar!
Para facilitar e organizar a coisa, vou dividir o meu comentário por três temas: a Festa, o Jogo e a Porcaria!

A festa!
Era um jogo de grande importância, podia levar o Benfica ao 1º lugar ou deixar-nos mais longe do titulo, mas mesmo que fosse a feijões, tratava-se de um Benfica-Porto e como tal é sempre um jogo diferente, tem que ser preparado e visto com outro espírito. Assim a saída para o ponto de encontro em Carnaxide foi feita mais cedo, depois de todos juntos, seguiu-se a rumaria para a Catedral, arranjar lugar para o carro foi tarefa mais complicada, mas não impossível! Seguiu-se uma bela caminhada até ao Alto dos Moinhos onde se começou a tratar do estômago, da sede e do “espírito” para o jogo! Após 2 bifanas e umas bejecas, segue-se para a entrada do estádio onde se pára a descansar e a beber qualquer coisa para o caminho que resta…ainda há tempo para ouvir que ali bem perto já está a haver porcaria com as claques e a policia, mas nada que se intrometa no nosso objectivo…segue viagem para dentro do estádio, onde se faz uma ultima paragem na Catedral…da cerveja! Bebe-se uma última bejeca e já está…prontos para o clássico! Chegamos à nossa bancada e o ambiente é fantástico, estádio cheio e o povo bem animado…treina-se a coreografia…assiste-se ao voo da Vitória e aos cânticos habituais…as equipas estão a chegar, tempo de levantar as cartolinas e cantar o nosso hino com toda a voz “ Ser Benfiquista….”, Finalmente entra as equipas e é de novo o delírio envolto nos mesmos cânticos…Slb, Slb, Slb, Slb, Slb, Glorioso Slb, Glorioso Slb…os capitães escolhem o campo e começa o jogo!


O Jogo!
Fotos by Nelson Dias
Deveria ser o tema que mais deveria desenvolver, mas em poucas linhas se descreve os 90 minutos e para quem viu o jogo ou o resumo, sabe do que estou a falar. Foi muito…muito…pouco!
1ª Parte, o Porto: Quim tira a bola dos pés de Adriano quando este se preparava para marcar e aos 41 minutos, livre para o Porto e Pepe ao 2º poste inaugura o marcador, onde estava o Anderson?
Para o Benfica: Helton nega o golo a Miccoli e Karagounis e Petit remate rente ao poste num livre à entrada da área.
Na 2ª parte, o Porto: 95 minutos, Renteria remata ao lado quando se encontrava isolado na grande área do Benfica.
Para o Benfica: Helton nega o golo a Nuno Gomes, Miccoli, Mantorras e Derlei. Aos 83 minutos Lucho faz auto-golo no ressalto da bola no poste, após remate de cabeça de David Luiz!
Fernando Santos disse no fim que o Mérito foi de Helton, que evitou o Porto de perder. O Nandinho pode não perceber nada de futebol, mas também estava lá e viu o mesmo jogo que eu: Quim – 1 defesa, Helton – 6 defesas…dignas desse nome!
Para quem não acredita que estou a falar do jogo Benfica-Porto de 01/04/07, pois o que se houve na rádio e Tv. é que o Porto não merecia perder e até talvez merecesse ganhar pela 1ª parte que fez, basta assistir ao resumo em baixo, com um comentário completamente isento e não se esqueçam de deixar um comentário com a vossa justiça!


A Porcaria!

Meus caros amigos Portistas, sabem que vos tenho em mais alta consideração, mas tenho que dedicar este espaço aquela minoria de adeptos do Porto (felizmente representam mesmo só uma minoria da vasta massa adepta ao FC Porto), que se dizem claque “organizada”, são os mesmos que assobiam num minuto de silencio em memória a um ex-guarda-redes da selecção, são os mesmo que fazem esperas e não só ao seu treinador e são aqueles liderados por alguém com a alcunha de Macaco, que sabe-se lá porquê já foi ouvido na PJ sobre as agressões a Ricardo Bexiga (diz a Carolina que foi ele o autor das agressões, não acredito!) e também a mesma personagem lançou uma biografia da sua triste pessoa, que não passa de um manual do terrorismo urbano (se não acreditam, é ver este blog , Cidadela dos Incultos, que contem algumas passagens dessa mer…obra.).
Então o que fizeram estes doces meninos, comportaram-se como os animais que são! Macaco e Companhia, lançaram petardos e cadeiras sobre as pessoas que assistiam ao jogo nas bancadas inferiores, provocando o pânico nos adeptos dessas bancadas. Crianças tiveram que ser evacuadas e pessoas assistidas com ferimentos. A polícia pouco ou nada fez para impedir, só para minimizar…resta saber o que vai acontecer aos responsáveis que forem identificados pelas câmaras de vigilância do Estádio da Luz.
O Porto já emitiu um comunicado em que acusa o Benfica e a Policia pelos acontecimentos da Luz. Têm toda a razão, então o Benfica colocou-os lá em cima como faz com todas as claques que trazem um nº significativo de adeptos e ainda por cima num sítio com cadeiras, ao passo que a policia deixou entrar material pirotécnico com as claques, estavam à espera do quê? Como é óbvio qualquer adepto com um espaço amplo e com cadeira para assistir a um JOGO DE FUTEBOL ficaria indignado e não deixaria de se comportar como um animal!
O que vale é que o Benfica também emitiu o seu Comunicado sobre os acontecimentos e deixa claro que uma vez que teve de ceder 3.284 bilhetes aos adeptos do Porto, o melhor local para colocar a dita “claque” seria no mesmo local para onde têm ido as claques com grande número de Adeptos (verdadeiros adeptos), que são as claques visitantes dos jogos das competições da UEFA (Manchester, Liverpool, Barcelona, dínamo, PSG, Celtic, etc. …) uma vez que até à data tinha corrido tudo bem, sem qualquer incidente, a PSP também deu o seu aval…no entanto esqueceram-se que as claques famosas pelo Hooliganismo afinal sabem-se comportar como pessoas enquanto que outras não!

Etiquetas: , , ,

2 Comments:

At 03 abril, 2007 15:30, Anonymous Anónimo said...

NÃO DIRIA MELHOR. SÓ QUE EU NÃO TRATO ESSA GENTE DO PORTO POR AMIGOS. TENHO ALGUNS, MAS NÃO FAZEM PARTE DE CLAQUES ORGANIZADAS...

Mónica

 
At 04 abril, 2007 19:24, Blogger dulcineia said...

estive lá claro e vi mais de perto do que tu, uma vez que estou no sector 43 os problemas que a claque do porto tentou arranjar... esta temática das claques é demasiado subjectiva e dada a generalizações e portanto não me vou estender mais do que dizer que estes são mesmo a merd@ da merd@s nas claques... mas pronto, quanto ao jogo, epá... se o porto merecia ganhar não sei, apesar de terem feito uma melhor primeira parte, mas acho que a arbitragem não foi má foi péssima e o nosso benfica conseguiu recuperar o domínio da coisa na segunda parte, feitas as contas acho que ficou bem um a um, ainda q claro preferisse o um a zero :-D

 

Enviar um comentário

<< Home